sociologia
1- Sim, para responder é necessário a compreensão de parte significativa do texto, sendo assim o texto suficiente para tal. Porém a pergunta se formulou ao nosso ver de forma incoerente. Uma vez que indassaram como conclusão do autor, um trecho dado como a solução para o problema identificado. Sendo assim este problema a conclusão do autor em torno da sua vivência na arquitetura. Portanto o autor identificou no ensino da época em arquitetura o racionalismo como forma de pensamento, levando ao conceito de um "arquiteto-tipo" como profissional liberal, individualista e onipotente, assim sujeito a toda expectativa e frustração que envolvia todo essa responsabilidade.
Como solução para tal problema identificado, ele sugere agora a adequação a novos pactos e novas maneiras de agir.
De forma mais pratica, integrando a vivência e a necessidade de cada espaço e cada ocupante a tal utopia ligada a forma de pensar do arquiteto.
2 – A pergunta exige compreensão de uma parte significativa do texto, pois para responder precisamos apenas de uma parte e não do texto inteiro.
·Portanto, o texto é suficiente para responder a questão.
O texto não diz exatamente o que faltou para que a prática acontecesse, pois eles foram em buscas das favelas e dos favelados e depois de muito trabalho e muito estudo se transformaram em
“assessores para assuntos urbanísticos e habitacionais”, como o autor mesmo disse.
Ou seja, a prática que os estudantes de arquitetura começaram a desejar por acreditarem ser uma forma imprescindível de conhecimento, foi realizada pelos próprio alunos.
A partir daí o texto relata uma certa barreira política que dificultou a plenitude da ação dos estudantes. Diz o autor que encontraram todo o tipo de dificuldade: “gente radical, cabos eleitorais, pessoal de ação católica, picaretas.”
4 – Sim, exige compreensão de todo o texto pois o conhecimento antropológico é defino ao