Pedagogia II
Disciplina de
PEDAGOGIA DO DESPORTO II
Técnicas de Intervenção Pedagógica
Clima Relacional
IPVC – ESDL
1
Dimensão/Técnica de Intervenção Pedagógica:
Clima relacional
O clima de bem-estar numa sala de trabalho é habitualmente conotado com uma boa relação entre professor e o aluno, no entanto, o bem-estar do aluno não depende apenas dessa relação, mas sim:
Relação professor-aluno
Relação aluno-aluno
Relação aluno-actividades de aprendizagem
Estes 3 níveis relacionais dependem do trabalho pedagógico do professor, da forma como é capaz de promover uma aproximação afectiva positiva entre si e os alunos, dos alunos entre si e dos alunos com a actividade de aprendizagem. 2
Dimensão/Técnica de Intervenção Pedagógica:
Clima relacional
Princípios de intervenção pedagógica para o clima relacional entre os alunos:
Suscitar a simpatia e a amizade entre os alunos;
Garantir a tolerância entre os alunos.
Procedimentos de intervenção pedagógica para o clima relacional entre os alunos :
A função do professor é transformar o conjunto de alunos que constitui a turma, num grupo de trabalho que voluntariamente colabora entre si para satisfazer uma necessidade comum
(estimular o “espírito de grupo”).
Só se aprende as vantagens de trabalhar em grupo e conviver em grupo, vivendo situações de trabalho e convivência em grupo.
As actividades de grupo devem ser estruturadas de forma a suscitar a complementaridade da actividade dos alunos, condicionando-as à utilização da crítica construtiva e da apreciação positiva do trabalho dos parceiros. o Exemplo: promover actividades de colaboração entre alunos com diferentes níveis de capacidade em que cada um tem uma função específica a desempenhar (lema “Um por todos e todos por um”)
3
Dimensão/Técnica de Intervenção Pedagógica:
Clima relacional
Princípios de intervenção pedagógica para a promoção de uma