Variação linguistica
1. CONCEITO
A variação de uma língua é a forma pela qual ela difere de outras formas da linguagem sistemática e coerentemente. Uma nação apresenta diversos traços de identificação, e um deles é a língua. Esta pode variar de acordo com alguns fatores, tais como o tempo, o espaço, o nível cultural e a situação em que um indivíduo se manifesta verbalmente.
Mais o que significa linguagem?
Linguagem é o conjunto de sinais, signos, que podem ser gestos, cores, símbolos, palavras etc., usados na comunicação. Cada sinal criado pelo homem para sua comunicação corresponde a um significado e, por isso, esses sinais são denominados signos linguísticos.
2. COMPONENTES DA COMUNICAÇÃO
A comunicação, como dito anteriormente precisa de alguns sinais e um meio de propagação, porque ela por se própria não consegue alcançar o seu propósito. Portanto, a mesma possui alguns componentes que, são muito importantes para a sua transmissão. Vejamos alguns deles abaixo:
Emissor
Receptor
Mensagem
Código
Referente
Canal de comunicação
A partir desses componentes, poderemos efetuar um processo de comunicação estável, sem nenhum problema com ruído ou qualquer outro tipo de interferência.
3. TIPOS DE LINGUAGEM
Podemos expressar nossas ideias, pensamentos e sentimentos por meio de palavras, ou seja, qualquer mensagem emitida por uma pessoa através da linguagem oral. Isso é denominado de linguagem verbal.
EX: "Socorro!", "Silêncio!", "O prédio está pegando fogo."
Por outro lado, por meio de outros sistemas de representação, como: o jogo de cores na pintura, o desenho, os sistema de gestos, os sons da música, a expressão corporal da dança, ou seja, qualquer forma de comunicação que não utilize a linguagem verbal é denominada de linguagem não- verbal.
EX:
Figura 1: o amor
Figura 2: a música
4. ESPÉCIES DE VARIAÇÃO
Variação Histórica
Acontece ao longo de um