Sociologia
Adão Clóvis M. Dos Santos
CIDADE DE MUROS
Crime, Segregação e Cidadania em São Paulo
19 de Novembro de 2012
São Paulo: Três Padrões de Segregação Espacial:
“as regras que organizam o espaço social urbano são basicamente padrões de diferenciação social e de separação.” Pg: 211.
“com a construção de enclaves fortificados, o caráter de espaço publico muda, assim como a participação dos cidadãos na vida publica”. Pg: 211-212.
A Cidade Concentrada do Inicio da Industrialização:
“as primeiras leis sobre construção e zoneamento foram editadas na metade da década de 1910, enquanto as peças mais importantes da intervenção e legislação urbana apareceram no final dos anos 20.” Pg: 215.
“as leis urbanas de 1910 estabeleceram um divisão da cidade em quatro zonas: central, urbana, suburbana e rural.” Pg: 216.
Ônibus, Ilegalidade e Autoconstrução: a Expansão da Periferia:
“centro-periferia (...) esse padrão tem quatro características principais: 1) é disperso em vez de concentrado (...) 2) as classes sociais vivem longe um das outras no espaço da cidade (...) 3) a aquisição da casa própria torna-se a regra para a maioria dos moradores da cidade, ricos e pobres; 4) o sistema de transporte baseia-se no uso de ônibus para as classes trabalhadoras e automóveis para as classes media e alta.” Pg: 218.
“o lançamento do sistema de transporte publico baseado em ônibus foi fundamental para o desenvolvimento do novo padrão de urbanização.” Pg: 219.
“a partir dos anos 40, a aquisição da casa própria em São Paulo expandiu-se consideravelmente, ao mesmo tempo em que o aluguel diminuiu.” Pg: 221.
Grandes Distancias, Grandes disparidades:
“na década de 70, São Paulo, tinha se tornado uma cidade na qual, pessoas de diferentes classes sociais não só estavam separadas por grandes distancias, mas também tinham tipos de habitação e qualidade de vida urbana, radicalmente diferentes.” Pg: 227.
“as taxas de mortalidade e