Sociologia
Comte, Marx, Durkheim e Weber
Mariete de Oliveira Santos
Matricula: 1221010141
Curso: Sociologia
Professor: Weber de Lima Bonfim
Brasília, 17 de setembro de 2012
INTRODUÇÃO
No inicio da expansão da Revolução Industrial no século XIX, surge a Sociologia, com o papel de estudar a vida social humana em função das importantes mudanças na vida das pessoas, tanto no campo social, quanto no econômico.
Neste trabalho será apresentado as principais ideias de Auguste Comte, Karl Marx, Émile Durkheim, e Max Weber que foram os grandes expoentes do campo sociológico.
Auguste Comte(1798-1857):
O termo Sociologia foi criado por ele como uma ciência Positiva com objetivo de estudar a humanidade. Acreditava que a deveria se estudar a Sociologia com os mesmos métodos científicos rigorosos aplicados para o estudo da física ou Química.
O termo Positivismo é um movimento filosófico muito importante com uma visão de firmar a superioridade do conhecimento, criado por Comte, que defende o estudo da sociedade por meio de provas vinda apenas das observações da vida social por meio de um modelo cientifico, e após essa analise poderia criar processos de melhoria e evolução da humanidade.
Com base nessas observações Comte estabelece as “lei dos três estados”: Teológico, metafísico, e positivo.
Teológico: era baseado no sobrenatural tudo era a expressão da vontade de Deus.
Metafísico: começa a pensar no natural mais ainda não faz pesquisas.
Positivo: temos aplicação de técnica cientifica para explicações.
Karl Marx (1818-1883):
Alemão filósofo e economista, apesar de também tentar explicar as mudanças sociais do século XIX em função da revolução industrial, suas ideias eram radicalmente opostas a de Comte. Marx considerava que a mudança mais importante era o desenvolvimento do capitalismo. Vendo o crescimento das indústrias e consequentemente o capital que ele considera os bens da indústria e a grande massa de trabalhadores assalariado