Sociologia
A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente a ação humana sobre o meio em que vive. Em linhas gerais, procura entender o poder da sociedade sobre a constituição humana e a sua presença na construção social. Esta ciência estuda "coisas" chamadas de fatos sociais e, por isso, segundo Èmile Durkheim, a sociedade pode ser estudada de forma objetiva e metódica. Neste espaço iremos objetivar a realização de uma pesquisa que nos oportunize entender e discutir sobre a área de atuação da Sociologia e sua importância nos tempos atuais, bem como realizar um exercício de reflexão sociológica que sirva de base para outros exercícios críticos.
Assim, a Sociologia faz parte de nossa necessidade de entender o que ocorre em nossa volta e busca dar respostas às nossas indagações, mesmo por que ninguém vive só e estamos todos interligados numa grande rede social. Bem vindos à busca por esse conhecimento.
Contudo, os homens não vivem somente em comunidades, atuam também nas organizações. Organizações são grupos de finalidade, nos quais os indivíduos são selecionados conforme as tarefas que executam. Diferentemente da família, nas organizações imperam as ações sociais racionais, cujo dado fundamental é a impessoalidade. As pessoas são transformadas em peritos. O que está por trás dos relacionamentos em uma organização é a busca constante da perfeição. Para tal, contam com uma estrutura hierarquizada. Pensem nas relações de produção que ocorrem dentro de uma empresa.
Fazendo uma comparação entre organização e comunidade, os autores chegam à seguinte conclusão: "Nem a imagem da comunidade nem o modelo da organização descrevem de modo adequado a prática