sociologia
TIPOS DE SOCIEDADE:
Sociedade Tradicional: os indivíduos viviam em grupo, era uma sociedade lenta, não visava o lucro, preocupavam-se com o hoje.
Sociedade de Estamento: período do feudalismo, sociedade hierárquica, através da sociedade de pirâmide.
Sociedade Moderna: sociedade individual, classes sociais, revolução industrial, revolução francesa é o divisor de aguas da sociedade, a ciência é a razão humana.
Sociologia: ciência social que tem seus conhecimentos gerados a partir de dificuldades, duvidas e problemas, seu conhecimento é parcial, temporário e com resultados apoiados em acordos que podem acontecer.
Estuda junto com as demais ciências sociais os seres humanos transformando-os a natureza e sendo transformada por ela. A sociologia analisa os seres e seus vínculos de interdependência, bem como suas relações sociais. A condição de viver o social, não é condição exclusiva do homem, mas manter vida social elaboração e cultura são características humanas.
Antropologia: Ciência que estuda as diferenças entre os homens. Nasce marcada pelo eterocentrismo, mas procura supera-lo.
Respeita o outro com possibilidade do outro se abrir para o eu e vise versa.
Eterocentrismo: O eu está no centro, meu conhecimento está acima do conhecimento do outro.
SOCIEDADE CAPITALISTA:
As classes se organizam em camadas sociais e são divididas em proprietários, trabalhadores e meios de produção. A divisão das classes sociais permite a disputa: de domínio de poder, politico, intelectual.
A industrialização exige o agrupamento de muitos operários no local de trabalho e esses se acham na empresa e não na família.
Nos grupos sociais as relações humanas baseiam-se na impessoalidade, não importa gostar ou não de alguém.
Na visão capitalista o individuo vale mais por aquilo que acumula do que pela sua origem.
Como demarcar o conhecimento cientifico do conhecimento não cientifico?
Sujeito Objeto