sociologia
Introdução
1- A sociologia surge em meados do século 19, na Europa.
2- O racionalismo, o empirismo e o iluminismo.
Mudanças Resultantes da Industrialização
3- Mudanças na organização política e jurídica, nos modos de produzir e de comerciar exerciam um mútuo efeito multiplicador e geravam conflitos ideológicos e produtos de monta.
4- O avanço do capitalismo foi desestruturando tanto os fundamentos da vida matéria como as crenças e os princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos em que se sustentava o antigo sistema.
5- O enfraquecimento se deve a dinâmica do desenvolvimento capitalista e as novas forças sociais por eles engendradas.
6- Os céus dos grandes centros industriais começaram a cobrir-se da fumaça despejada pelas chaminés das fábricas que se multiplicavam em ritmo acelerado.
7- As condições de trabalho eram assustadoras para os padrões atuais e podem ser responsabilizadas pela baixa expectativa de vida dos operários.
8- Uma moralidadenque sustentava desde os púlptos até os operários.
Antecedentes Intelectuais da Sociologia
9- A Antiguidade Clássica.
10- Foram feitas críticas à educação tradicional nas universidades católicas levaram a substituição do estudo da Teologia pelo da Matemática e da Química.
11- Passou a conotar a emancipação do indivíduo da autoridade social e religiosa, conquista de direitos, e autonomia frente às instituições.
12- Montesquieu: “o direito de fazer tudo quanto as leis permitem; e, se um cidadão pudesse fazer o que elas proíbem, não teria mais liberdade porque os outros teriam idêntico poder. ”
Rousseau: “Partia da concepção de que um estado de natureza onde não existiriam desigualdades, e tampouco moralidade”. Primeiras Sociologias: ordem, caos, contradição, evolução
13- Os profetas do passado entendiam como a preeminência da sociedade sobre o individuo.
14- No Renascimento.
15- É a teoria do evolucionismo biológico aplicada à