SOCIOLOGIA
(Pesquisa)
Maria Margarida Mateias Domingos
4º Ano de Biologia
Escola Superior Politécnica de Ondjiva – Espo
Junho de 2013
INTRODUÇÃO
A ciência pode ser definida como esforço do homem para inquerir e pesquisar a natureza. Ciência é a pratica do conhecimento cujo o objectivo é da vez mais afastar as fronteiras do desconhecimento procura transformar a nossa experiencia real e vivida naquilo que demostramos por conhecimento cientifico.
A sociologia é uma ciência que pretende descrever e explicar os fenómenos sociais a sociologia mostra que é necessário adoptar uma perspectiva mais abrangente do modo como somos e a razão pelas quais agimos ensinamos que o que consideramos natural, inevitável, bom ou verdadeiro pode não ser, e o que tomamos como dado nas nossas vidas é fortemente influenciado por forças históricas e sociais.
A sociologia da educação estuda a sociedade num angulo dos seus processos educativos, cabe a esta disciplina analisar ampla e profundamente o quadro em que se processa a vida dos agrupamentos humanos e compreender a partir de uma nova visão global, de que forma se relacionam os fins de um determinado sistema educativo se propõe obter os meios que se usa para os alcançar. Cabe pois, a sociologia da educação desvendar os sucessivos véus que cobrem a realidade para ver em toda sua objectividade, até que ponto as necessidades sociais básicas estão ou não a ser atendidas com eficácia. Cabe-lhe enfim, apontar, no quadro das opções que se colocam concretamente a cada contexto, quais as soluções mais viáveis para a superação dos obstáculos ao funcionamento regular das instituições sociais. Estudando a educação desde o ponto de vista sociológico, trata-se de um estudo de relações sociais, e a relação entre a educação e a sociedade, é a relação entre um processo social e outro maior.
A sociologia da