sociologia
De
Filosofia...
Morro do chapéu – BAHIA
27 de Novembro de 2013
Identificação:
Colégio:
Professor:
Disciplina: filosofia
Serie: 3º N1
Componentes: , e
Identificação
1º = qual foi a importância do socialismo utópico e quais foram as criticas feitas pelos marxistas a essas teorias?
Importância:
o fato do ponto de vista de seus teóricos em exporem os princípios de uma sociedade ideal sem indicar os meios para alcançá-la.
Criticas :
A denominação de socialismo utópico dado por Marx e Engels é pejorativa, a pesar de reconhecerem a importância dessa teoria como precursora, mas não viram uma solução que possibilitasse reversão do quadro onde as más condições de vida e exploração estavam impondo contra a sociedade proletária.
Essas teorias segundo Marx e Engels, "não atribuem ao proletariado qual quer autonomia histórica, qualquer movimento político próprio". Perceberam que o socialismo utópico, não possuía uma ideologia que provesse condições para libertar o proletariado, não encontrando uma ciência social e leis sociais que fomentasse as condições necessárias de uma igualdade social. O socialismo utópico busca na moralidade encontrar soluções que viabilizem uma reforma social pala força do exemplo, não busca uma unidade que possa se impor e definir circunstancia favorável como organização social e sim utopias que Marx critica como moralistas e ingênuas, ou seja, essas invenções rejeitam as ações política que sustentam as ações revolucionarias.
2º = quais são as principais idéias do anarquismo? A primeira base da teoria anarquista é o fim da propriedade privada, pois segundo o próprio Proudhon, a propriedade era o suicídio da sociedade.
O segundo termo fundamental da teoria é o fim do Estado, já que existe a crença de que o Estado é nocivo e desnecessário para a sociedade, favorecendo exclusivamente as classes dominantes – no caso da época, a burguesia. A terceira característica