Sociologia
- foi um sociólogo que dividiu em seus conceitos a sociedade em dois grupos: Capitalistas e proletariados. Pensava que devido ao acumulo de poder do capitalismo só restava ao proletário a força da mão-de-obra. Resultando consequentemente na desigualdade social entre as classes. Marx instigava a ideia da luta de classes e na ascensão do comunismo, pois essa seria a fase final da sociedade humana, alcançada somente a partir de uma revolução proletária, acreditando assim na ideia utópica de uma sociedade igualitária ou socialista. as classes que surgiram após a Revolução Industrial segundo Marx foi: burguesia e proletariado. O capitalismo seria o sistema econômico que se consolidou, mas não um grupo ou uma classe social...
Darwinismo Social –
Darwin expôs que as espécies se transformavam a partir de uma seleção em que características mais adaptadas a um ambiente se tornavam predominantes. Com isso, os organismos que melhor se adaptavam a um meio poderiam sobreviver através do repasse de tais mudanças aos seus descendentes. Em contrapartida, os seres vivos que não apresentavam as mesmas capacidades acabavam fadados à extinção.
Pensadores sociais começaram a transferir os conceitos de evolução e adaptação para a compreensão das civilizações e demais práticas sociais. A partir de então o chamado “darwinismo social” nasceu desenvolvendo a ideia de que algumas sociedades e civilizações eram dotadas de valores que as colocavam em condição superior às demais. Na prática, essa afirmativa acaba sugerindo que a cultura e a tecnologia dos europeus eram provas vivas de que seus integrantes ocupavam o topo da civilização e da evolução humana. Em contrapartida, povos de outras regiões (como África e Ásia) não compartilhavam das mesmas capacidades e, por tal razão, estariam em uma situação inferior ou mais próxima das sociedades primitivas.
Revolução industrial
Após a Revolução Industrial surgiram algumas correntes políticas e filosóficas. Uma delas