sociologia
Centro de Educação a Distância
SERVIÇO SOCIAL – 2º SEMESTRE
FORMAÇÃO SOCIAL ECONOMICA E POLÍTICA DO BRASIL
PIACATU - SP
29 de setembro de 2013
FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Centro de Educação a Distância
SERVIÇO SOCIAL – 2º SEMESTRE
FORMAÇÃO SOCIAL ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL
Anedina F. dos Santos Silva RA 448177 – anedinasilva@hotmail.com
Ângela Paula dos Santos RA 448178 – expedito.angela@hotmail.com
Mara Juliana Navaqui RA 448219 – mara_mytruelove@hotmail.com
Patrícia Aparecida Lopes RA 448222 – patizinhalopes@hotmail.com
Odília Joseane Ap. R. Ferraz RA 7704664285 – odiliajosiane@hotmail.com
Professora: Maria Clotilde Bastos
PIACATU - SP
29 de setembro de 2013
O retrato de uma nação
Na história que compõe a nação brasileira no século XIX, Jean Baptiste Debret (1768-1848), desenhista e pintor que fez parte da missão francesa ao país trazida por D. João XI. Debret foi um grande artista que retratou diversas cenas do cotidiano brasileiro, pois dedicou o seu talento pra descrever em pinceladas o dia a dia das pessoas humildes, dos índios e dos escravos atentando-se aos costumes, a cultura e também as riquezas naturais do Brasil.
Debret tem em seu portfólio grandes pinturas, e um dos projetos de extrema importância foi criar a primeira bandeira símbolo da nação brasileira. Como base na criação desse grande artista, teve como critério ditado por D.Pedro I a cor verde em referência a casa de Bragança e a amarela simbolizava a casa de Habsburgo da qual fazia parte D. Leopoldina. A Cruz da Ordem de Cristo sob esfera armilar, circundada por dezenove estrelas, tudo suportado por um ramo de cana-de-açúcar. A bandeira atual do Brasil tem por base suas cores e formas geométricas à idealização de Debret.
Jean Baptiste integrante da Missão Francesa fundou no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou pintura.
As impressões litografadas da “Voyage