Sociologia
Instituições
“Condições necessárias à sobrevivência”: os primeiros homens tiveram que garantir alimento e abrigo, encontrar formas de regularizar o sexo e o casamento, proteger e socializar as crianças, agrupar-se de forma que reduziriam o conflito e a tensão e desenvolver símbolos culturais para regulamentar suas questões e para superar suas ansiedades sobre a vida e a morte.
O surgimento e desenvolvimento dos homens como espécie esta ligado a como nossos ancestrais distantes se organizaram para sobreviver. Quando os homens se estabeleceram as populações começaram a crescer, e como consequência novos problemas de sobrevivência apareceram. Isso foram condições decisivas para que os homens se mantivessem no meio ambiente.
Esses tipos de problemas fundamentais encarados pelos homens são a essência de instituições sociais – economia, família e parentesco, religião, politica ou governo, direito, educação, medicina, ciência.
“As instituições lidam com o que é percebido pelas pessoas como problemas básicos e condições da vida social. Mas, uma vez criadas, essas instituições têm vida própria, pois se tornam impregnadas de símbolos culturais e situadas em estruturas sociais.”
O que é uma instituição social?
Instituição social: pode ser vista como um tipo especial de estrutura social em que posições de status são organizadas em torno do que é visto pelos membros de uma sociedade como problemas importantes para toda a coletividade.
As normas que orientam os comportamentos dos papeis nesses status são genéricas e bem-conhecidas dos membros da sociedade. Essas normas são inspiradas em valores e crenças sobre o que é certo ou errado, bom ou ruim, causando um imperativo moral.
Instituições sociais são cruciais para resolver problemas importantes, são orientadas por normas gerais e bem-conhecidas e são inspiradas em valores e crenças com teor moral.
Educação
A educação se torna uma instituição dominante com a industrialização ou com