PEPS, UEPS,
A PEPS ou FIFO (First In, First Out), retrata o critério considerado, o Custo da Mercadoria Vendida que corresponde ao custo da compra da mercadoria que se encontra há mais tempo no estoque, ou seja, a mais antiga. Por tanto, primeiro é vendido a mercadoria com mais tempo no estoque a media que as outras são vendidas. Assim em determinado período o estoque final terá um valor mais levado quando os preços estiverem altos, gerando um maior lucro. Como mostra a figura mais detalhadamente no exemplo logo abaixo:
UEPS (último a entrar primeiro a sair)
UEPS ou LIFO (Last In, First Out), retrata também a entrada e saída das mercadorias, só que, nesse sistema, ao contrário da PEPS, o primeiro a sair sempre será o ultimo a entra, fazendo com que o saldo baseado nos últimos preços seja valorizado. Por tanto, referindo-se ao critério de considerar o Custo das Mercadorias Vendidas, corresponde-se ao custo das últimas mercadorias adquiridas no estoque. Esse critério não é aceito pela legislação brasileira do Imposto de Renda. Como mostra a figura mais detalhadamente no exemplo logo abaixo:
PREÇO MÉDIO PONDERADO ou PMP
Este critério considera o Custo das Mercadorias Vendidas pelo valor médio das mercadorias adquiridas, alterando-se seu valor à medida que ocorre uma nova aquisição por valor inferior ou superior às unidades já estocadas. Esse método é muito utilizado, por causa de que seu procedimento é simples e eficaz na ora da moderar os preços, eliminando as oscilações que possam ocorrer. É muito utilizado no processo de encontrar a média dos preços entre as PEPS e a UEPS. Por tanto, o custo médio ponderado representa a média ponderada de todas as entradas no estoque, inclusive o estoque inicial. Como mostra a figura mais detalhadamente no exemplo logo abaixo:
Custo de Reposição
Custo de reposição significa o preço da próxima compra que poderá ser conhecido através das listas de preços dos