SOCIOLOGIA
A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM
O Que é fato social?
. Consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo.
Caracteristicas Básicas que distinguem os fatos sociais:
1. Coerção social: A coerção social, sendo a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, obrigando-os a conformarem-se às regras impostas pela sociedade em que vivem, não havendo, contudo, a vontade ou escolha dos indivíduos. A coerção é constatada pelas sanções que serão impostas ao indivíduo, caso ele venha a se rebelar. Desvios considerados graves sofrem coerção através da punição (peso das leis). Multas de trânsito, por exemplo, fazem parte das coerções legais, pois esta prevista e regulamentadas pela legislação. Já os olhares de reprovação de que somos alvo quando comparecemos a um local constitui sansões espontâneos. Embora não codificados em lei A reação negativa da sociedade a certa atitude ou comportamento é, muitas vezes, mais intimidadora do que a lei.
2. Exteriores aos indivíduos: eles existem e atuam sobre os indivíduos, cuja vontade própria independe da vontade ou adesão consciente, sendo denominada como: exterior aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis são existentes antes até do nascimento das pessoas, que deverão obedecê-las sob a pena de punições.
3. Generalidade: é garantia de normalidade na medida em que representa o consenso social, a vontade coletiva, ou o acordo de um grupo a respeito de determinada questão.
A objetividade do fato social
Durkheim procurou definir o método de conhecimento da sociologia. Para ele, toda explicação científica exige que o pesquisador mantenha certa distância e tenha neutralidade em relação aos fatos.
Seus valores e sentimentos pessoais poderão distorcer a realidade dos fatos.
O sociólogo deverá manter-se neutro ante ao fato observado.
Durkheim dizia que para haver um bom resultado, o sociólogo deveria encarar os fatos sociais como "coisas".
Com essa