sociologia
PÓLO DE LEME
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA
2° SEMESTRE
SOCIOLOGIA
TUTOR A DISTÂNCIA: CÉSAR AUGUSTO BANA
TUTOR PRESENCIAL: RODRIGO DE REZENDE NUNES
LEME/SP 2012
ETAPA 1
Sociedade é um grupo de pessoas que ocupa um território comum, com uma mesma cultura e identidade compartilhada.
Para se manter uma sociedade é preciso que haja uma interação e organização social entre os indivíduos que a integram.
Segundo Émile Durkheim, os laços que unem um indivíduo ao outro, permitindo a coesão e continuidade das relações sociais na sociedade, seriam dados pela solidariedade social, sendo esta do tipo mecânica ou orgânica.
Para compreender os tipos de solidariedade social é preciso levar em conta as ideias de consciência coletiva e consciência individual.
A consciência individual teria características próprias ligadas de certo modo à nossa personalidade. Mas essa consciência sofreria a influência de uma consciência coletiva (combinação das consciências individuais de todos os homens ao mesmo tempo). A consciência coletiva diz respeito aos valores (morais, de sentimentos comuns do que é certo ou errado) que serão transmitidas pela vida social, de tempos em tempos, através da educação.
A soma dessas duas consciências formaria o ser social.
Em sociedades de organização mais simples predominaria determinado tipo de solidariedade, enquanto que em sociedades mais complexas haveria outra forma de solidariedade social.
Numa sociedade do tipo mecânica, os indivíduos que a integram têm as mesmas noções e valores sociais, sendo orientados pela consciência coletiva. O indivíduo está diretamente ligado à sociedade, na qual prevalece em seu comportamento, o desejo e a vontade da coletividade do grupo, assegurando uma coesão e harmonia social.
Como exemplo de solidariedade mecânica é a Declaração dos Direitos do Bom Povo de Virgínia (16 de junho de 1776), cuja sociedade se organizou para