Disciplina interativa
O que motiva uma nação a lutar pelos seus direitos? Os movimentos no Brasil, atingiram várias classes sociais, indo desde estudantes até a terceira idade. Qualquer classe que se sente ofendida pelos descasos nacionais participaram dos atos de manifestação, ocasionando assim a criação de sindicatos, as motivações para as greves e próprias manifestações em si. Os estudantes e trabalhadores, representam grande parte dos manifestantes por representarem seus ideais de forma mais expressiva e lutar por um país melhor.
O Autor do texto exposto, faz uma comparação que se dá a partir do momento em que as autoridades se voltaram em prol a divulgação da Copa do Mundo e a sua preocupação com as estruturas do estádios nacionais, mostrando assim para a população do Brasil os gastos exorbitantes nas reformas e construções destes monumentos, onde não será todo cidadão que terá acesso a um evento deste nível. A porta de entrada para o início das discussões, foi o acontecimento das Copas das Confederações, que ocorreu no exato momento da revolta populacional. Há uma preocupação com os prazos de entrega dos grandes estádios para a Copa do mundo, mas os retratos reais relacionados à educação e a saúde do país, se tornam uma questão pública, revoltando a população em relação ao descaso que o país proporciona em seus hospitais públicos e suas escolas com baixo índice de aprovação em vestibulares federais, por exemplo; O momento foi propício para o acontecimento histórico da luta pelos direitos dos cidadãos brasileiros.
Temas como: saúde pública, transporte e habitação, são assuntos de revolta nacional por conta do descaso das autoridades referente à estas questões. São áreas deficientes no país e de fácil argumentação da população pois não suprem a necessidade dos serviços prestados. Há uma motivação em grande escala nos assuntos citados. Motivação de necessidade, envolvendo o serviço de má qualidade em hospitais, na área de transporte público e moradia. Há uma forma de