Sociologia
Maria Lúcia Zanetti1 Isabel Amélia Costa Mendes. O artigo trata da importância dos familiares trabalhar em conjunto com os profissionais a fim de combater complicações em longo prazo. Além de mães que não tem apoio e ficam com sentimento de culpa, onde precisam de suporte para lidar com os filhos diabéticos.
Objetivo de analisar as dificuldades que as mães de crianças e adolescentes diabéticos tipo 1 apresentam face as atividades diárias com o filho.
RESULTADOS
Ao investigar as dificuldades que as 30 (100%) mães têm para ajudar o filho nas atividades diárias para o controle do diabetes, encontramos uma lista com nove ítens, quais sejam: dieta, administração de insulina, financeiras, emocionais, viagens de férias, proteção excessiva, festas e reuniões familiares, insegurança e atividades escolares. Das nove dificuldades apresentadas 14 (46,7%) mães associaram três dificuldades, 8 (26,7%) mães associaram quatro dificuldades, e 5 (16,7%) mães associaram cinco dificuldades
Nutrição e exercício na prevenção e controle das doenças cardiovasculares
Ana Beatriz Ribeiro Rique1, Eliane de Abreu Soares2 e Claudia de Mello Meirelles3. O artigo ressalta a importância das atividades físicas em conjunto com a dieta adequada para reduzir os fatores de riscos das doenças cardiovasculares. Uma dieta balanceada e diversificada, onde vários alimentos possui maior fator benéfico para a saúde.
Objetivo da presente revisão é caracterizar a influência de diversos componentes alimentares e da atividade física na prevenção e no controle das DCV, através de uma correlação com seus FR.
RESULTADOS
O exercício físico regular atua na prevenção e controle das DCV, influenciando quase todos os seus FR3, e, associada as modificações na alimentação, deveria ser meta prioritária nos programas de prevenção das DCV.
Efeito do