Sociologia
Muitos dos fatores sócios culturais que ocorreram no século XVIII ajudaram a transformar a sociedade. Um destes fatores foi a Revolução Industrial onde trouxe mudanças no setor tecnológico, econômico e social (aumento do êxodo rural e conseqüentemente aumento da urbanização). Antigamente as normas eram aceitas como se fosse Deus que estivesse estabelecido e não poderiam ser mudadas. Com o passar do tempo para achar solução das situações que apareciam na sociedade, começaram a notar que essas normas poderiam ser transformadas, onde ajudou a dispersar um espírito critico e ter objetividade nos fenômenos sociais.
Não só os fatores sócios culturais ajudaram a formar a sociologia outro fator que ajudou foi à modificação do pensamento (fatores intelectuais).
Uma nova atitude intelectual foi formada o racionalismo. Maquiavel foi um exemplo que contribuiu para esse novo pensamento. Para ele tinha que separar a ética da política, favorecendo assim o aparecimento de uma ciência política. Descartes estabeleceu o conhecimento baseado na razão. Foram os filósofos da época que mudaram a concepção de sociedade onde agora havia a diferença entre Estado e sociedade civil. Outros filósofos também contribuíram para a modificação da sociedade afirmando que a luz da razão (iluminismo) iria mudar a sua estrutura antiga. Outro fator foi à revolução francesa junto com a revolução industrial que trouxeram crises à sociedade. Devido a essas crises alguns pensadores refletiram sobre as conseqüências delas e criaram o positivismo. Que acreditavam que se as leias sociais são leis naturais, a sociedade, portanto não pode ser transformada.