sociologia
2. Discuta a afirmação de Marx "O motor da história é a luta de classes."
As diferentes classes fazem parte da Vida. Mesmo que algum Utópico, e estúpido, sistema político conseguisse eliminar as diferenças econômicas, ainda assim existiriam pessoas pobres e ricas.
A luta de classes se manifesta, por vezes, segundo formas agudas, abertas; outras vezes, segundo formas menos agudas, mais encobertas. Na vida econômica, através de conflitos salariais, etc., ela verifica-se de uma forma diferente da vida política, expressa, por exemplo, nos embates eleitorais ou em ações de massas contra as políticas prejudiciais aos interesses dos trabalhadores, aplicadas pelos governos burgueses.
A compreensão por parte dos explorados dos seus verdadeiros interesses, a sua determinação para a luta, a sua confiança nas próprias forças podem ser ludibriadas pela mentira, por manipulações ideológicas, por campanhas difamatórias anticomunistas, por se espalharem ilusões e medo durante um certo período, tornando inócuas as formas de luta contra os exploradores dominantes.
As relações e a luta entre as classes perpassam, assim, todos os domínios da vida social. Portanto, são, sobretudo, elas que têm de ser analisadas quando se trata de compreender uma determinada sociedade ou ainda um determinado passo da história, quando se apreciam determinados períodos históricos em que ocorrem importantes modificações e transformações sociais.
3. Relacione a perspectiva interacionista com as ideias de Weber acerca do objeto da Sociologia. Todas essas doutrinas têm, entretanto, em comum uma proposta de mudança da organização econômica e política da sociedade, visando o interesse geral, contra o interesse de uma ou mais classes privilegiadas, com base nas idéias de igualdade e justiça social.
Distingue-se o socialismo democrático, que prega essas mudanças por via institucional, através de reformas defendidas e realizadas como parte do processo democrático, do