Gestão de Pessoas
É aquela oficialmente definida na empresa com todas as formalidades e padrões vigentes quanto à forma de preparação e divulgação de normas a respeito. Será encontrada em simples comunicados, em instruções, em manuais de procedimentos ou organização, em formas gráficas (organogramas empresariais).
A Estrutura Informal
Os funcionários das empresas pertencem automaticamente e inevitavelmente à vida informal das mesmas, desse relacionamento do cotidiano, surgem entendimentos extra-estruturais, conceitos alheios às normas e também desentendimentos. Delineamento da estrutura é a atividade que tem por objetivo criar uma estrutura, é a atividade que tem por objetivo criar uma estrutura para uma empresa ou então aprimorar uma existente.
Cultura Organizacional
Pode-se dizer que as normas de conduta estão entre os elementos mais significativos da cultura organizacional. Cultura organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças, expectativas e valores, uma forma de interação e relacionamento típicos de determinada organização, cada organização é um sistema complexo e humano, com características próprias, com a sua própria cultura e com um sistema de valores.
Indicadores de Análise de Cultura Organizacional
Indicador
Significado
Identidade
Grau de identificação das pessoas com a organização com um todo, mais do que um grupo de imediato ou colegas de profissão.
Tolerância ao risco ou a inovação
Medida da capacidade da organização de adaptar-se a situações novas, em contraposição a seu interesse em permanecer mantendo as tradições e as estruturas vigentes.
Individualismo
Crença em que o indivíduo deve cuidar de si próprio e de sua família, crença em que o indivíduo é dono do seu próprio destino.
Coletivismo
Crença em que os membros dos grupos (parentes, organização, sociedade) preocupam-se com o bem estar comum.
Participação
Nível de participação das pessoas no processo de administrar a organização.