Sociologia
A história dos direitos humanos é a história dos homens e tem uma trajetória que vai até a contemporaneidade. Para se fazer valer a liberdade, os direitos devem ser debatidos no núcleo desses direitos e da ação humana.
Há ligação entre os direitos humanos e a propriedade privada ou lógica do mercado, trazendo em si um conflito entre interesses de mercado, pessoais, e sociais, onde no caso os próprios violadores dos direitos estão inclusos.
A violação de um direito atinge a todos, inclusive o violador, e enquanto o mercado e a propriedade tiverem vantagem sobre os direitos humanos as pessoas estarão sujeitas a diferentes tipos de violência.
Contudo os direitos humanos têm colaborado com o desenvolvimento da garantia a liberdade e a vida.
A cultura mostra a forma de pensar, ser, produzir e executar de certos grupos, ou seja, é a expressão e ação do ser humano em determinadas circunstâncias.
Desde a formação dos países até os dias de hoje o direito internacional tem se ocupado de muitos dos mecanismos existentes para a solução dos conflitos internacionais. A partir do direito internacional é que foram encontradas formas de amenizar os interesses diferentes que geram conflitos entre as nações com a condição de que existem princípios superiores a serem obedecidos acima dos Estados. os direitos de terceira geração são caracterizados por serem desfrutados de forma coletiva, ou seja, pelo indivíduo, estado, e por outras entidades de direito público e privado, e incluem direitos que constituem os bens comuns da humanidade.
Independente da geração, seja ela primeira, segunda ou terceira, o que importa é que esse tipo de classificação serve para marcar os níveis de proteção das normas.
O reconhecimento da necessidade de proteção dos