Sociologia
1) Desenvolvido por Karl Marx, o conceito “ mais valia” nada mais é que uma parte do salário do trabalhador que não lhe foi paga.
Um indivíduo produz por hora uma curta quantia de produto, e em contra partida recebe como se tivesse produzido menos. Essa parte que não lhe foi paga fica em poder do capitalista e é denominada como “mais valia”
2) Nem por um fator e nem por outro. Existe a desigualdade física que não podem ser modificadas, pois são genéticas ou raciais. Porém, a desigualdade é dada por fatores econômicos, políticos e culturais.
A Estratificação social, ou seja, uma camada social contribui para essa desigualdade. Esta divide os indivíduos em camadas superiores e inferiores.
Remuneração, condições de trabalho, grau de inteligência, são fatores que definem quem controla a maior parte dos recursos.
Concluindo: a forma que somos organizados na sociedade determina a desigualdade entre nós.
3)Industria Cultural: jornais, revistas, rádio, televisão, internet, etc. A Indústria Cultural teve início na Europa. Primeiramente pelos jornais e logo em seguida pelo rádio.
Hitler e Mussolini utilizavam muito deste conceito através do rádio. Logo em seguida a Indústria Cultural ganhou força nos Estados Unidos.
A principal meta deste conceito é o de vender cultura. Este pode ser visto por dois pontos de vista: o lado positivo e o lado negativo. Alguns pensadores (Adorno e Hockeimer) dão ênfase ao lado negativo. Aquele de tentar vender a cultura como um produto, o fato da população ouvir uma música clássica, sem saber o seu real significado.
Com a chegada da televisão criaram-se os “modernos” fazendo com que a população tivesse desejos de produtos para satisfazer (muitas vezes erroneamente) suas necessidades.
Porém existem também aqueles que veem o lado positivo da Indústria Cultura. O lado da democracia, veículo de informação às classes mais baixas, informação intelectual, etc.
4) Precarização do trabalho é a transformação do