sociologia
Qual a diferença entre coesão e coersão para Durkheim?
Coesão significa que a sociedade está funcionalmente unida... A teoria da coesão social opõe-se à teoria do conflito de Marx... Coesão significa que as partes do todo (os indivíduos que compõem a sociedade) estão a cumprir a sua função e a garantir (cada um) que a sociedade funcione como um todo... Quando se fala em funcionalismo também se fala em divisão social do trabalho, que também ajuda a garantir que a sociedade funcione como um todo e esteja coesa.
Outro pilar da coesão social é a solidariedade social. No caso das sociedades modernas, Durkheim diz que se trata do tipo de solidariedade orgânica. A solidariedade orgânica seria: "A divisão do trabalho, característica das sociedades mais desenvolvidas, gera um novo tipo de solidariedade, não mais baseado na semelhança entre os componentes (solidariedade mecânica), mas na complementação de partes diversificadas. O encontro de interesses complementares cria um laço social novo, ou seja, um outro tipo de princípio de solidariedade, com moral própria, e que dá origem a uma nova organização social - solidariedade orgânica."
Na solidariedade orgânica, existe uma maior autonomia e liberdade de pensamento. Também por isso (mas não só), existem mais casos de anomia (desregulação social, desregulação do sentido da vida), nas sociedade que têm por base a solidariedade orgânica.
Outro factor de coesão social é a coerção. Coerção significa levar alguém a agir de certo modo fazendo uma certa pressão. Quando, por exemplo, uma pessoa não se submete a essas pressões de grupos, o próximo passo é a repressão, ou sanção negativa (bater, dizer mal do tal, exclusão...).
Nesse sentido, cada pessoa é quase "obrigada" a submeter-se às regras da sociedade se não quer ser sancionado negativamente. Assim se reproduz a sociedade e se garante a coesão (também). Claro que há casos em que as pessoas são levadas a ficar satisfeitas por cumprir as normas