combustiveis fosseis
INTRODUCAO
A energia que vem do sol é fonte direta ou indireta de quase toda a energia que utilizamos. Os combustíveis fósseis existem graças à fotossíntese, que devido a radiação solar converteu CO2 em plantas e animais das que se formarão o carvão, o gás e o petróleo. O ciclo da água que nos permite obter energia hidroelétrica é movido pela energia solar que evapora a água, forma nuvens e estas irão cair em forma de chuva ou neve.
O Sol irradia anualmente o equivalente a 10.000 vezes a energia consumida pela população mundial neste mesmo período. Para medir a potência é usada uma unidade chamada quilowatt. O Sol produz continuamente 390 sextilhões (390x1021) de quilowatts de potência. Como o Sol emite energia em todas as direções, um pouco desta energia é desprendida, mas mesmo assim, a Terra recebe mais de 1.500 quatrilhões (1,5x1018) de quilowatts-hora de potência por ano.
Para cada um metro quadrado de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas. Uma parte do milionésimo de energia solar que nosso país recebe durante o ano poderia nos dar 1 suprimento de energia equivalente a:
54% do petróleo nacional
2 vezes a energia obtida com o carvão mineral
4 vezes a energia gerada no mesmo período por uma usina hidrelétrica.
Sol morrera nos próximos 7,5 Bilhoes de anos
Células de Silício Monocristalino
As células de silício monocristalino são historicamente as mais usadas e comercializada como conversor directo de energia solar em electricidade e a tecnologia para sua fabricação é um processo básico muito bem constituído.
A fabricação da célula de silício começa com a extracção do cristal de dióxido de silício. Este material é desoxidado em grandes fornos, purificado e solidificado. Este processo atinge um grau de pureza em 98 e 99% o que é razoavelmente eficiente sob o ponto de vista energético e custo. Este silício para funcionar como células