Sociologia
E a ciência que estuda o homem em grupo.
Sua cooperação e conflitos. A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório.
Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.
.
Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna.
Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Se o pensamento cientifico sempre guarda uma correspondência com a vida social, na sociologia esta influência é particularmente marcante Os interesses econômicos e políticos dos grupos e das classes sociais, que na sociedade capitalista apresentam-se de forma divergente, influenciam profundamente a base do pensamento sociólogo.
Mas para compreendermos é necessário voltarmos um pouco na história de nossa sociedade para analisarmos os acontecimentos que dão base ao capitalismo que teve inicio no final do século XVIII.
Acontecimentos históricos:
A sociologia se fixou como ciência apenas no século XIX mas os fatos que começaram a se desenvolver foi bem antes no XV- como as grandes navegações,o Renascimento e Revolução Industrial o Iluminismo a Revolução Francesa.Esses fatos foram muito importante para história da sociologia ,com isso ela surgiu e se desenvolveu como ciência da sociedade. A expansão marítima fez os europeus estabelecer contato com novos povos, novas culturas.Formaram e fortaleceram estados nacionais .
O Renascimento ( século XVI) trouxe uma figura do homem como elemento central da sociedade, que pode ser entendido como a valorização do homem e da natureza.
A revolução Francesa (século XVIII) Burguesia contra nobreza e o clero e uma forte influencia do iluminismo; que é razão pela fé.
Revolução Industrial (século XVIII) consolidação de novas condições econômicas, políticas