Sociologia
Resposta: A sociologia surgiu com a Revolução Industrial, no contexto do conhecimento científico, como um corpo de ideias que se preocupou com o processo de desenvolvimento do capitalismo. Ela que levou ao conhecimento da natureza e da sociedade, que começou a partir do século XV, quando ocorreram transformações como a expansão marítima, reformas protestantes, a formação dos Estados nacionais e as grandes navegações como também o desenvolvimento científico e tecnológico que afetaram a sociedade feudal, originando a sociedade capitalista.
2. Na antiguidade e na Idade Média como os problemas sociais era explicados?
Resposta: Na antiguidade e durante a idade Média, os problemas sociais eram basicamente explicados com base na filosofia e na religião que propunham formas para melhorar a sociedade de acordo com seus princípios.
3. Como era a relação entre a religião e conhecimento na Idade Média?
Resposta: Na idade média, a Igreja exerceu ampla influência, no plano cultural, traçando um quadro intelectual em que a fé cristã era a base de tudo. De acordo com a doutrina católica, a fé representava a ponte mais elevada das verdades reveladas. Assim toda a investigação filosófica ou científica não poderia, de modo algum, contrariar as verdades estabelecidas pela Igreja Católica. Segundo essa orientação, os filosóficos não precisavam se dedicar à busca da verdade, pois ela já havia sido revelada por Deus aos homens. Restava-lhes, apenas, demonstrar racionalmente as verdades da fé.
4. Quais são os três tipos de mudanças que convergiam para a emergência social, segundo Florestan Fernandes?
Resposta: Fatores da natureza sociocultural, fatores de natureza intelectual e fatores decorrentes da dinâmica do chamado “sistema de ciências”.
5. Uma série de mudanças sociais e culturais ocorreu na Europa entre os séculos XVI, XVII e XVIII. Comente algumas delas.
Resposta: A libertação do pensamento em relação