Sociologia O Limiar Do Tempo Tempo Intemporal
CCJE – DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO MATUTINO 2015/01
O LIMIAR DO ETERNO:
TEMPO INTEMPORAL
VITÓRIA
2015
BRUNA RUST RIBEIRO
GUILHERME FÁVERO FERNANDES
IGOR BELINELI MANHAES DA SILVA
LUIZA MARCIANO TIMM
MARINA NATALLI MACHADO
NATALIA MIRANDA BRASIL
SARAH BRAGATTO VARGAS
O LIMIAR DO ETERNO:
TEMPO INTEMPORAL
Trabalho apresentado como requisito de avaliação na disciplina de Sociologia I a professora Rachel Franzan do 1º período do curso de Administração na Universidade
Federal do Espírito Santo.
VITÓRIA
2015
Apresentação
Trabalho referente à apresentação do I Seminário de Sociologia Geral com a temática “O limiar do tempo: tempo intemporal” baseada no capitulo 07 (sete) do livro: A Sociedade em Rede do autor Manuel Castells.
Tema
“De fato, a transformação do tempo sob o paradigma da tecnologia da informação, delineado pelas práticas sociais, é um dos fundamentos de nossa nova sociedade, irremediavelmente ligada ao surgimento do espaço de fluxos.”
O exposto acima é uma afirmação do autor na introdução do capítulo sete. O trecho constitui o tema de nossa análise, por apresentar, resumidamente, a abordagem do capítulo, que irá mostrar como o tempo vem sendo transformado sob os paradigmas da tecnologia.
Hipóteses
Em sua obra, o autor apresenta como o conceito de tempo vem mudando em diferentes esferas sociais.
- Tempo, história e sociedade
As concepções de tempo variam de sociedade para sociedade ao longo da história. Para algumas sociedades, o tempo possuía importância fundamental, sendo considerado o princípio organizador da natureza. Já para a maioria das sociedades medievais, ele se limitava a alguns eventos importantes, que tinham a função de marcadores temporais.
A fim de exemplificar essas variações conceituais acerca do tempo, serão