Sociologia e o mundo do trabalho
Fernando
O mundo do trabalho foi um dos principais temas abordados por Émile Durkheim , um sociólogo que dizia que o mundo do trabalho era um elemento precioso para o entendimento da sociedade. Ao observar a vida social de seu tempo, Durkheim percebeu o quanto ela havia sido modificada pelas novas formas de produzir bens.
Thalita
Segundo ele, era no ambiente de trabalho, fábricas e corporações, que homens e mulheres passavam a maior parte do tempo e era ali que eles aprendiam a se relacionar com suas obrigações e com as pessoas que conviviam. O que as pessoas faziam naquele local e como interagiam umas com as outras eram questões frequentes em seus estudos, o que nos leva a pensar em onde passamos a maior parte de nosso tempo e o que fazemos com os nossos dias.
Lucas
A famosa pergunta “o que você quer ser quando crescer” acabou se tornando uma forma de perguntar às crianças como elas se imaginam quando ficarem adultas e de colocar em suas cabeças que elas devem se imaginar cumprindo alguma tarefa.
Joyce
Como os trabalhadores passam a maior parte do tempo em seu local de trabalho, é lá que eles devem aprender o que se pode ou não fazer e como devem conviver com os que estão ao seu lado. Alguns em cargos superiores aos outros e alguns na mesma posição. O que interessava a Durkheim era perceber a sociedade que ali estava, pelas normas e orientações definidas para definir como as pessoas deveriam agir
Larissa
Mas acontece que nem sempre as pessoas possuem empregos, onde há: carteira assinada, número de horas de trabalho, férias,13º salário etc. Tornando perceptível que muitas questões estão em jogo, oportunidades de mercado, condições de trabalho respeito aos direitos do trabalhador. A conquista desses diretos tem bases históricas e nem sempre foram respeitadas, o que provocou uma intensa mudança na sociedade.
Portanto, o mundo do trabalho é uma boa fonte de pesquisa para entender a sociedade, pois