Sociologia e os sociologos
"A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É um empreendimento fascinante e irresistível, já que o seu objeto de estudo é o nosso próprio comportamento como seres sociais. A abrangência do estudo sociológico é extremamente vasta, incluindo desde a análise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais.
Durkheim
A Sociologia é, para Durkheim, a ciência das instituições, da sua gênese e de seu funcionamento. O objeto próprio desta ciência é o fato social.
Para Durkheim o reino social, assim como o reino animal, possui regras gerais possíveis de serem observadas, e a sociedade não é a simples soma das consciências dos indivíduos, mas elas estão submetidas a uma consciência coletiva.
Para Marx o importante principal é partir do real, e o que parecer de mais concreto no homem do que a forma como ele produz a sua existência?
Max weber.
"uma ciência que pretende entender, interpretando-a, a ação social para, desta maneira explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos. Por "ação" deve-se entender uma conduta humana sempre que o sujeito ou os sujeitos da ação envolvam-na de um sentido subjetivo
Para Weber há 4 tipos puros de ação social: 1) Ação Social Racional com relação a fins; 2) Ação Social Racional com relação a valores; 3) Ação Social Tradicional; 4) Ação Social Afetiva.
KARL Max
Marx estabelece uma relação entre a realidade, a filosofia e a ciência. Considera a realidade social como uma concretude histórica, um conjunto de relações de produção construído pela sociedade no tempo e no espaço.
Segundo Marx é necessária a existência do homem, para que este possa pensar, ou seja, primeiro o homem tem que produzir suas condições materiais e concretas de vida, através do trabalho, que são os bens necessários para sua existência e para sua sobrevivência e, só depois disso o homem poderá filosofar.
Quais sãos as mudanças que ocorrem hoje em