O Que é Sociologia e Alguns sociólogos
Assim como a música Eduardo e Mônica de Renato Russo, a sociologia deve procurar um denominador comum, pois não deve favorecer apenas alguns ou apenas um, mas todos, ou a maioria dos membros da sociedade.
Estudamos também nas ultimas aulas sobre os períodos pré-científicos da sociologia, que são os períodos em que ainda não havia a sociologia de forma científica como a conhecemos hoje. Estes períodos vão do o ano 500 a.c até o período racionalista no século XVI.
O Período clássico é o primeiro, e tem inicio no ano 500 a.c. Sua principal característica é o antropocentrismo, ou seja, o homem como centro de tudo, dotado de sabedoria e capaz de evoluir e fazer coisas grandiosas.
Os principais pensadores da época eram Sócrates e Platão, que desenvolveram a maiêutica (conhece a ti mesmo) e a ironia (questionamento) respectivamente. O Próximo período que estudamos foi o Medieval, que tinha a Deus como centro, e era liderado pelo poder da igreja, que oprimia a todos os que iam contra as suas ordens, que segundo ela, tinham origem divina e deveriam ser obedecidas a qualquer custo. Quem não as obedecesse deveria ser perseguido e morto, assim como foi com a caça as bruxas.
Este período é conhecido como período das trevas, pois as pessoas não eram livres para buscar conhecimento algum, apenas obedecer e acreditar no que era pregado pela igreja, como o pagamento de indulgencias para entrar no paraíso. Foi nesta época que a igreja começou a encher seus cofres com o muitas fortunas, provenientes de indulgências de pessoas que queria ter seu nome escrito no livro do paraíso, e não no do inferno. Outra questão defendida pelo clero nesta época era a predestinação. O Período Racionalista é o que sucede o medieval, e cenário de grandes movimentos como o Renascimento e o Iluminismo, que