Proposta de redação
PROPOSTA 1
Levando em consideração os elementos fornecidos pelos textos I e II abaixo, relacione argumentos que, do seu ponto de vista, contribuam para uma reflexão sobre o tema RESPEITO AO DIREITO DE INFORMAÇÃO NO BRASIL e redija uma dissertação que aborde esse assunto.
Texto 1
Conforme pesquisa feita pelo Instituto de Estudo e Pesquisa em Comunicação – Epcom (2002), apenas seis redes privadas nacionais de televisão aberta e seus 138 grupos regionais afiliados controlam 667 veículos de comunicação. O campo de influência dessas emissoras se capilariza por 294 canais de televisão VHF, que abrangem mais de 90% das emissoras nacionais. Somam-se a elas mais de 15 emissoras UHF,122 emissoras de rádio AM, 184 emissoras FM e 50 jornais diários. Ainda hoje, uma única empresa – as Organizações Globo, com seus diversos veículos – concentra cerca de 60% da audiência televisiva e 75% da verba publicitária do país.
(BARBOSA, Bia. Carta Maior, 23-11-2006)
Texto 2
A transformação dos veículos de comunicação em grandes empresas, com interesses que vão muito além daqueles propriamente midiáticos, fez da informação definitivamente uma mercadoria, regida pela lógica que comanda o mundo do lucro. De forma progressiva, ela deixou de ser um bem e um serviço público. Isso se reflete diretamente na qualidade dos noticiários a que assistimos todos os dias nos jornais, rádios, televisões e sites. A economia passou a reinar nesses espaços e todo o resto começou a ser tratado de forma secundária, como um espetáculo. [...] Os meios de comunicação privatizaram as consciências como um senso comum cego, iletrado, impressionista, imediatista, parcial. Alimentam uma opinião pública de perfil anti-político, que desacredita a existência de um Estado democraticamente interventor na luta de interesses sociais.
(PALHARES, Joaquim Ernesto. Por uma mídia livre. In: Le Monde Diplomatique Brasil, Julho de 2008, p.20)
PROPOSTA 2
Você, Senhor Santos Vernes, é