Sociologia e as principais contribuições de durkheim, weber e marx
A Sociologia é a ciência humana que estuda as sociedades, como ciência apresenta como objeto de estudo a sociedade, buscando as suas singularidades, as suas tradições e como elas são constituídas. A origem da palavra Sociedade é do latim: societas, que significa “associação amistosa com outros”, um grupo de indivíduos, que mantém entre si relações econômicas, religiosas, políticas e culturais. Na sua origem as sociedades eram definidas por utilizarem um idioma comum e por obedecerem a um conjunto de regras próprias.
Conforme Augusto Comte, que foi o primeiro a utilizar a terminologia Sociologie em 1838, a formação da sociedade se deu em três pilares: que é de acordo com a Filosofia Positivista é a Lei dos Três Estágios:
• O Estado Teológico é marcado pela incapacidade do homem de conseguir explicações científicas para os fenômenos: o espírito humano trata-os como misteriosos, e por isso, procura-lhes uma explicação transcendente nas divindades ou forças ocultas de qualquer espécie. Assim o primeiro estágio é marcado pela Idade Média em que a Igreja Católica ditava as regras de acordo com os seus dogmas e das leis do Cristianismo.
• O Estado Metafísico resultou do aperfeiçoamento do primeiro. Neste as divindades foram substituídas por entidades ou conceitos abstratos. O segundo estágio seria a sociedade legista aonde o homem é quem dita às regras através do Governo Absolutista em que o Príncipe é o centro das atenções.
• O Estado Positivo revela a maturidade da humanidade por vários motivos. O homem submete a imaginação à verdadeira observação que de acordo com as necessidades efetivas da humanidade, se atém rigorosamente aos fatos. No terceiro estagio a sociedade positivista aonde há o surgimento da industrialização, do crescimento das cidades, da divisão do trabalho em que não é mais regida pelas leis da Igreja e sim pelo sistema capitalista.
Com a Revolução Industrial e a ascensão da burguesia, apresenta-se a necessidade de conhecer e