Projeto de intervenção
claudia souza santos
teorias sociológicas
Itapetinga
2010
claudia souza santos
teorias sociológicas
Trabalho apresentado à disciplina Sociologia da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof. Sergio de Goes Barboza.
Itapetinga
2010
* auguste comte
A filosofia de Auguste Comte (1798-1857) foi delineada pelos acontecimentos depois das revoluções na França a partir do século XVIII, e permitiram a elaboração de propostas para resolver os problemas da sociedade de sua época.
O objeto de estudo de Auguste Comte foi a repercussão da industrialização no século XVIII, que causou inúmeros problemas sociais. Comte propôs uma nova ordem social e se opôs ao iluminismo.
Vários acontecimentos influenciaram sua vida e obra, desde a relação conturbada com a família a seu ingresso na Escola Politécnica em 1814, aos dezesseis anos em Paris, onde teve contato com vários cientistas que influenciaram seu pensamento.
Comte teve duas grandes influências; em 1817 quando conheceu Henri de Saint-Simon (1760-1825) e foi trabalhar como seu secretário e a partir daí criou uma política científica e uma ciência social; e em 1844 quando conheceu Clotilde de Vaux por quem se apaixonou; e dois anos mais tarde com a sua morte Comte se dedicou ainda mais ao trabalho.
Auguste Comte passa a refletir sobre a necessidade de uma ciência teórica da sociedade e chamou essa ciência inicialmente de Física Social, posteriormente denominada de Sociologia, que significa estudo da sociedade.
O pensamento de chave desse autor foi o Positivismo que afirmava ser a Sociologia a única ciência capaz de reformar a sociedade. Considerava que a Sociologia deveria se inspirar nas ciências naturais para explicar a sociedade. A Física Social era uma ciência estudava e compreendia as relações sociais e ajudava no desenvolvimento das mesmas.
As principais características do Positivismo são o seu surgimento através da corrente