Sociologia e as Dinâmicas da Modernidade
2012/2013
“A Sociologia e as Dinâmicas da Modernidade”
(José Madureira Pinto)
(in Estruturas Sociais e de Desenvolvimento, Acta do II Congresso de Sociologia, 1993)
II e IV
INDICE
Introdução
Argumentos principais do texto:
Interrogação à qual o texto pretende responder
Estrutura do texto
Principais conclusões do texto
Modernidade? Questão social?
Caracterização da época no texto / identificação da colectividade que experiencia a época
Principais problemas sociais tematizados no texto
Conclusão
Biografia
Interrogação à qual o texto pretende responder
O excerto do texto de João Madureira Pinto, da II Acta de Congressos de Sociologia, A Sociologia e as dinâmicas da modernidade, baseia-se em duas questões principais à qual o texto pretende responder, situadas no terceiro e quarto paragrafo, respectivamente.
A primeira, faz referencia a uma nova era: a revolução industial. Isto é, será que toda a mudança social, o surto de urbanização (exodo rural) e a emergencia da industrialização estará na base de ter originado rupturas qualitativas ou outras descontinuídades que hoje nos obriguem a pensar /falar sobre um “pós-era”(pós- industrial e pós-moderno), ou será que é tudo marcado pelo inicio de um novo mundo, o mundo da globalização? – Que fora marcada pelos avanços tecnológicos, nas telecomunicações, transformação das estruturas de relações sociais.
Já na segunda , o autor questiona a capacidade que tem revelado a sociologia para conseguir caracterizar o conjunto de mudanças que, por sua vez, estejam associadas aos percursos da modernidade.
Estrutura do texto
O texto está dividido em três partes: introdução (primeiros quatro parágrafos), desenvolvimento e conclusão (últimos seis parágrafos).
Na introdução o autor apresenta as duas questões a que vai responder ao longo