sociologia-trabalho, valor e lucro
CURSO DE EXTENSÃO PROEX COM GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Erica Flaviana
Everline Viana
Mariana Lopes
Maria Lucineia Simone Silva
KARL MARX – TRABALHO ,VALOR E LUCRO A MAIS VALIA
Gravatá – PE
2014
Karl Marx – Trabalho , valor e lucro e Mais Valia
Em relação a economia política, Marx se dedicou ao assunto onde escreveu várias obras. Ele foi desenvolvendo seus pontos de vista sobre as leis econômicas fundamentais do capitalismo. O capitalismo vê a força de trabalho como mercadoria, porém não se trata de uma mercadoria qualquer. O uso da força de trabalho significa criação de valor. Inicialmente ele procurou situar a relação entre concorrência capitalista e lucro, e entre oferta e procura das mercadorias e seus preços. Ele afirmava que o lucro se obtém vendendo a mercadoria pelo seu valor, a origem do lucro e a formação dos preços das mercadorias se encontram na esfera da produção e não da circulação das mercadorias. Os valores das mercadorias são determinados pelas quantidades de trabalhos investidos.
A polêmica em torno desse assunto é bem antiga na sociedade e no movimento operário. Karl Marx tinha como propósito contestar os argumentos de que os trabalhadores deveriam renunciar à luta por reajustes salariais, a título de reposição de perdas ou por outra razão, pois tal movimento era desnecessário e se revelaria, mais tarde, um contra-senso, uma vez que seu único resultado seria uma alta proporcional dos preços ou (o que vem a dar no mesmo) uma desvalorização da moeda, que na prática anularia o aumento nominal dos salários ao impor a depreciação real do poder aquisitivo dos mesmos.
Quando a Europa vivia uma fase muito conturbada de greves e clamores por aumentos salariais, Mark veio mostrar que a idéia de que se aumentassem os salários geraria inflação era uma grande tolice. Em seu livro que falava sobre o assunto ele observava que as oscilações de salários devem