Curso de Ciências Sociais
A sociologia é capacidade de compreender o comportamento inserido dentro da sociedade moderna, há autoanalise do individuo e como isso ajuda a entender a sua história de vida, os padrões da sociedade que seguimos ou criticamos, nossas próprias decisões ponderações sobre a realidade vivida, ela também auxilia a interpretar os elementos que formam o meio social e organizacional, criando assim uma ponte com a administração. A sociologia surgiu com os abalos ocorridos na revolução industrial, com os impactos que este evento causou e com o novo modo de viver em sociedade dos indivíduos, e tem como objetivo estudar os grupos sociais não importando o tipo de classe, porém a sociologia aplicada tem como propósito contextos especificada como, por exemplo, sociologia da cultura, sociologia das organizações, sociologia das politicas, etc. Na sociologia a cultura é o conjunto de vários fatores: ferramentas, utensílios, objetos para vários fins, línguas, hábitos, normas, crenças, valores, rituais, sentimentos e atitudes que todos os povos possuem. Subcultura é a parte da cultura total de uma sociedade que caracterizam um de seus segmentos. Contracultura é a cultura peculiar de um grupo que se opõe à cultura mais ampla, contestando seus padrões. Ciências sociais é ter objetividade na critica dos fatos não permitindo se influenciar pelas próprias crenças, emoções, hábitos, preferencias, desejo ou valores.
A Sociologia na Administração
O grande desafio de gerir pessoas no mercado de trabalho é composto em conseguir criar politicas praticas capazes de integrar pessoas com opiniões diverssicadas, pois existem muitos indivíduos de gerações diferentes na empresa e cada um tem seus valores, costumes e personalidades. O gestor deve encontrar o equilíbrio dos conflitos gerados e amenizar o clima do ambiente de trabalho promovendo assim a integração.
Na administração o interesse do administrador pela sociologia é simples, de influenciar e coordenar as pessoas pertencentes a