Sociologia Parte Geral
Sociologia é o estudo científico dos fatos sociais — e, portanto, da própria sociedade (de forma objetiva e neutra). Estuda o comportamento humano em função do meio sem se inserir, apenas o observando. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.
Através das pesquisas sobre os fenômenos que se repetem nas interações sociais, os sociólogos observam os padrões comuns para formularem teorias sobre os fatos sociais. Os métodos de estudo da sociologia envolvem técnicas qualitativas (descrição detalhada de situações e comportamentos) e quantitativas (análise estatística).
Ciências ligadas à sociologia:
Antropologia – estuda os grupos humanos tanto do passado quando do presente.
Economia – fornece ao sociólogo dados sobre renda, produção, crescimento econômico. A sociologia, por sua vez fornece ao economista descrições sobre características da sociedade.
Demografia – estuda a população, seu crescimento, sua divisão e grupos. A sociologia usa seus dados demográficos para reforçar suas conclusões.
Estatística – Muitas pesquisas sociológicas registram números que devem ser devidamente trabalhados por meio dos recursos da estatística, como médias, agrupamentos, gráficos, tabelas etc.
Geografia – estuda as populações, a economia (indústria, agricultura, serviços) e as modificações do espaço pela ocupação humana, é muito relacionada à Sociologia.
História – O conhecimento do passado da humanidade serve de base para o estudo de muitas características atuais das sociedades.
Psicologia – Pode-se dizer que o que a Psicologia estuda em relação a um indivíduo, a Sociologia estuda em relação a um grupo.
Fontes de pesquisa sociologicas:
Fonte primária – são pesquisas feitas diretamente pelo sociólogo,