Sociologia para os Assistentes Sociais
Agu, Lorraine; Mercer, David (2008), “Sociology and key issues”, em: Anne LLewellynm (org.), Sociology for Social Workers, Cambridge, Polity Press.
2- Problemática No texto abordado, o autor foca-se no papel da Sociologia no Serviço Social. São abordadas questões sobre a natureza do Serviço Social e da forma como a Sociologia pode informar a sua prática, e as relações entre as perspetivas sociológicas e a teoria e prática do Serviço Social, sendo que o primeiro surgiu como resposta às preocupações acerca dos cidadãos marginalizados e empobrecidos, como resultado da Industrialização. Por sua vez, a Sociologia fornece teorias sociais que proporcionam explicações e criticas a respeito do comportamento humano, das ações e interações sociais e das instituições e estruturas da sociedade. Por exemplo, o sistema de educação e a família têm grandes influências nos processos de socialização primária, e em moldar as expetativas, crenças e valores das pessoas, realçando a importância do estudo das interações entre indivíduos e as instituições. O desenvolvimento da Sociologia no contexto de mudanças sociais, políticas e ideológicas, adaptando-se a estas mudanças, desenvolve novos contextos para a sua prática. A Sociologia, através da identificação de perspetivas amplas na mesma, engloba uma variedade de explicações e entendimentos a partir de diferentes perspetivas, tendo sempre em conta que os indivíduos moldam e mudam sociedade, enquanto que esta forma e estrutura os mesmos.
3- Conceitos
a) Industrialização;
b) Serviço Social;
c) Poder;
d)Desigualdades sociais;
e) Consumismo;
f) Sociedade de Risco.
g) Sociologia; 4- Proposições No inicio da profissionalização do serviço social, havia uma grande preocupação com o bem-estar social e as pessoas mais vulneráveis, sendo que estas influenciaram o desenvolvimento de uma abordagem mais institucional de forma a conter e cuidar dessas pessoas, tal como faziam com as pessoas com