Placa eletronica
1
Placa eletrônica – É o conjunto de componentes eletrônicos montados em uma placa de circuito impresso, ela é Responsável pelo controle e operação de toda unidade.
Não devemos esquecer que a placa eletrônica é apenas mais um componente de todo o sistema de refrigeração antes de substituí-la cabe a nós um perfeito diagnóstico.
Mas antes de manuseá-la devemos saber o seguinte:
Elaborado por Gilberto Poggian – Instrutor Refrigeração – SENAI – VIC - RJ
Placa eletrônica de condicionadores de ar tipo SPLIT
2
Eletricidade Estática
A eletricidade estática é uma carga elétrica em repouso, gerada pelo desbalanceamento de elétrons na superfície de um material. Esta carga produz um campo elétrico que pode atingir outros objetos próximos, ou seja, a descarga eletrostática é a transferência de carga entre corpos de potenciais elétricos diferentes.
ESD - Electrostatic Discharge - Descarga Eletrostática: É uma súbita descarga elétrica entre dois corpos.
ESDS - Electrostatic Sensitive Devices – São Componentes Sensíveis à
Eletrostática
Descarga Eletrostática (ESD)
É gerada através da eletrização por indução, onde um corpo eletrizado que é colocado próximo a outro corpo neutro.
A maneira mais comum de geração de ESD é o carregamento tribo elétrico, que é causado pelo atrito de duas superfícies.
A quantidade de carga gerada vai depender de alguns fatores, como a área de contato, pressão de contato, umidade relativa do ar e velocidade de atrito.
Problemas causados por ESD
Os danos de ESD em um dispositivo podem ocorrer desde a sua fabricação até a sua instalação no usuário final. Geralmente resultado de manuseio inadequado.
Valores abaixo de 3000V são imperceptíveis para a sensibilidade humana, mas podem causar danos irreversíveis quando descarregado em um ou mais pinos do dispositivo. Uma pessoa pode gerar até 30.000 V.
O avanço da tecnologia e a conseqüente