Placas eletrônicas
O que torna a placa de carro eletrônica tão inovadora, é que permite ao governo da Califórnia postar alertas na placa remotamente, para indicar se o veículo não possui seguro, se o motorista é inexperiente ou está com a licença vencida. A nova placa também permite que as autoridades divulguem um alerta vermelho na tela ou notifiquem que o carro foi roubado.
Atualmente, o projeto de lei descreve a iniciativa como um programa piloto, programado para entrar em vigor em 2017, mas outros estados, incluindo New Jersey e Carolina do Sul, também estão avaliando a tecnologia como um meio de agilizar o processo de registro de motoristas.
Uma versão da placa eletrônica, fornece energia para a exibição de tela do dispositivo através de energia cinética das vibrações do carro e da energia solar coletada através de uma película transparente disposta na placa.
Quanto às inevitáveis preocupações com a privacidade que serão levantadas, o projeto de lei estabelece que o programa piloto só terá como alvo 0,5% dos veículos registrados e que a informação coletada será “limitada aos dados necessários para apresentar provas do registro do veículo”. E que “O departamento não deve receber ou reter qualquer informação gerada durante o programa piloto sobre o movimento, localização ou uso de qualquer veículo.”
Você acha a tecnologia de placas eletrônicas útil? Você usaria no seu carro? Acha que o transito se tornaria mais seguro? Deixe a sua opinião.