texto o "meu gato"
DISCIPLINA:DIDÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA I
PROFESSORA:MARIA VIRGÍNIA
CURSO:LETRAS
Análise do texto "O meu gato"
1.Introdução
Sabe-se que a fala é antecedente à escrita , por isso , os alunos ao chegarem na instituição de ensino dominam essa modalidade da língua. Ao produzirem os seus textos é comum que apresentem interferências na oralidade, nas quais são influenciadas por diversos fatores. Os professores ao se depararem com tais interferências, muitas vezes não sabe como caracterizá-los e com isso tendem a ter dificuldades de sugerir encaminhamentos para interceder nessas produções.
Para explicar melhor esta interferência temos como exemplo o texto "O meu gato”, feito por uma criança da 5ªsérie, examinando as principais interferências que a oralidade tem na escrita.
2.Questões da referência
No primeiro parágrafo existem questões da referencia utilizada na palavra dele, sendo que “no texto escrito do aluno , quando do emprego de anafóricos , tem-se , muitas vezes , a ausência de um referente textual , bem como o uso ambíguo de formas anafóricas como ele,ela,esse,etc.
3.Repetições
No segundo parágrafo existem repetições com o uso do termo por que ,já que “no texto falado , a repetição ocorre com extrema frequência , podendo mesmo ser considerada um dos mecanismos organizadores dessa modalidade textual ;no texto escrito ela é menos frequente ,desempenhando , em geral, funções didáticas ,Argumentativas,enfáticas,etc,Em textos de crianças em fase de aquisição da escrita, são comuns as repetições .
4.Segmentação gráfica
No terceiro parágrafo existe a questão da segmentação gráfica , utilizada no termo Dinoite e no quarto parágrafo como o termo ecurou sendo que a segmentação “ a segmentação gráfica nesses textos é feito com base nos vocábulos fonológicos(M. Câmara) ou aquilo que a criança apreende como tal.Veja-se: sabiacomoaranjar ,