Sociologia - introdução à ciência da sociedade.
São vários os modelos de Gestão Estratégica que podem ser usados para melhoria de uma organização, é a reação da empresa diante ás mudanças contínuas responsáveis pela globalização e tecnologia, são formas diferentes de se analisar uma situação. Um dos modelos é o foco em Gestão de Pessoas, onde a visão prevalecida é a satisfação pessoal, deixa de pensar apenas na organização e concorrentes e passa a analisar as pessoas que compõem, são eles que contribuem para o bom funcionamento da organização, ela visa a valorização do pessoal.
1.2 Gestão Estratégica e Gestão de Pessoas
(PRAHALAD e HAMEL, 1990), definem à estratégia como a reação da tecnologia e globalização. É a forma essencial de agir para que a organização se desenvolva e sobreviva às mudanças contínuas. Já (KLUYVER e PEARCE, 2006), comparam a estratégia a um pensamento, são formas diferentes de analisar uma situação que trazem valor do que é ofertado aos clientes e acionistas, conquistando uma vantagem de competição com os demais.
(POTER, 1980), relaciona cinco itens essenciais para avaliação, que possa definir-se como uma estratégia, são eles: 1. Análise de novos concorrentes e a ameaça que lhes proporcionam; 2. Negociar com os fornecedores de mercadorias; 3. Negociar com os clientes; 4. Ameaça dos produtos existentes no mercado; 5. Infra- estrutura.
Levando em consideração uma das várias estratégias, podemos citar a Gestão de Pessoas. Ela se inicia com o pessoal, que vai desde a seleção de pessoas, identificação das exigências da organização para futura admissão, exigências dos documentos e esclarecimentos com relação a salários, segurança do trabalho e férias. Sua função é passar a informação de forma adequada demonstrando o que organização espera do futuro colaborador. Em seguida será os treinamentos, plano de carreira, ações voltadas ao melhor desempenho e identificação dos princípios da empresa. É o que faz a diferença no mundo globalizado como