Departamentalizações
Projeto é um trabalho, com datas de início e término, com resultado final previamente estabelecido, em que são alocados e administrados os recursos, tudo isso sob a responsabilidade de um coordenador.
As principais vantagens desse tipo de departamentalização são:
permite alto grau de responsabilidade da equipe de execução do projeto;
• tem alto grau de versatilidade e adaptabilidade, aceitando novas idéias e técnicas durante o desenvolvimento dos trabalhos; e
• permite melhor cumprimento de prazos e de orçamentos.
Principais desvantagens:
foco na parte técnica em detrimento da parte administrativa, gerando situações de recursos ociosos ou mal empregados; e deficiência no sistema de comunicação, pois cada equipe dedica-se a seu próprio projeto.
Condições para utilização, que maximizam as vantagens da estrutura por projetos:
• existência de projetos multidisciplinares, em que há necessidade de interação frequente entre as especialidades técnicas;
• projeto de longa duração, com grande equipe em tempo integral, mas com pouca oscilação no nível de utilização; e
• gerentes e equipe técnica de projetos altamente capacitados, tanto técnica como administrativamente.
Departamentalização matricial:
Há a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. Geralmente, essa sobreposição refere-se à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos.
A departamentalização matricial não leva em consideração o princípio clássico de unidade de comando estabelecido por Fayol, em 1916.
A departamentalização matricial, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exige nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas.
O grande inconveniente da departamentalização matricial é a dificuldade de definir claramente, atribuições e autoridade de cada profissional