Questionário o príncipe - maquiavel
Questão 1. Que relação existe entre a situação da Itália e o príncipe?
A relação existente entre eles é que quando a Itália foi dominada pelos Bárbaro, ficou totalmente desorganizada, desprovida de segurança e a mercê de ataques estrangeiros, precisando então de alguém para comandá-la, precisava de um líder para guiar seu povo, armar seu exército e fazê-los vencedores.
Questão 2. Qual importância do príncipe. Exemplifique.
A importância do príncipe é que ele é a principal figura do estado, é quem o comanda , é ele quem conduz seu povo, os fazendo vitoriosos ou não.
Questão 3. Segundo o príncipe, toda cidade estaria dividida em dois desejos em dois opostos. Que desejos são esses? Explique-os.
Toda cidade tem desejos opostos porque se encontra duas tendências:
A primeira originou-se do fato que o povo não deseja ser governado nem oprimido pelos poderosos e a segunda de que os poderosos desejam governar e oprimir o povo e destas tendências se implantam nas cidades, ou o principado, ou a liberdade ou anarquia.
Questão 4. Qual é de acordo com a obra, o ponto de partida para a política?
O ponto de partida sobre a política e o poder é a divisão social entre os grandes e o povo e a organização e a regulamentação das leis e a administração das riquezas a preservação de alianças e negociação de acordos políticos interno e externo e a preservação de seu poder a todo custo.
Questão 5. Qual é a finalidade da política?
Do início ao fim do livro Maquiavel, para quem a finalidade da arte política é a manutenção do poder, induz aos governantes ás decisões ditadas pela força, Impera a chamada lei do mais forte ou mais esperto. Sua ideias os recomendam a assumirem suas ‘’feras’’, ou seja, a adotarem praticas animalesca; nas ações agressivas, na demarcação territorial, no ritual e no estabelecimento da hierarquia social – funções do instinto animal geradas no complexo reptíco, parte cerebral mais primitiva. O poder maquiavélico consiste num poder