QUESTIONÁRIO MAQUIAVEL
1. Qual é a classificação das formas de governo proposta por Maquiavel?
As duas formas de governo, classificadas por Maquiavel, são os principados e as repúblicas.
2. Qual é o critério que Maquiavel usa para classificar as formas de governo?
O critério que Maquiavel usou foi que o principado corresponde ao reino e a república corresponde a democracia e aristocracia.
Os principados são classificados em principados hereditários (de pai para filho) e principados novos (onde o poder é conquistado por quem não era príncipe). Entre os principados hereditários há duas espécies que são os príncipes que governam sem intermediários (poder absoluto) e os que governam com a intermediação da nobreza (não absoluto porque é divido com os “barões”). Entre os principados novos há quatro espécies: pela virtù (capacidade), pela fortuna (sorte), pela violência e com o consentimento dos cidadãos.
Na república há seis espécies de governo: o monárquico, o aristocrático e o popular e suas respectivas formas degeneradas. Assim como Políbo, Maquiavel acredita na lei de ciclos.
3. Quais são as formas de organização políticas existentes na Europa dos tempos de Maquiavel?
4. Explique o conceito de estado intermediário.
Os Estados intermediários, aqueles entre o principado e a república, são considerados instáveis, características das más formas de governo, porque são duas partes que conflitam e não chegam a encontrar uma constituição unitária.
5. Explique a diferença entre governo misto e estado intermediário.
O governo misto deixa de ser um mero mecanismo institucional para tornar o reflexo (superestrutura) de uma sociedade determinada: é a solução política de um problema o conflitos entre interesses antagônicos que surge na sociedade civil.
6. Qual é a classificação dos principados?
Os principados são classificados em principados hereditários (de pai para filho) e principados novos (onde o poder