Ciência politica
Questionário Ciências Políticas I
1) A história brasileira retrata a escassa participação feminina na política. Considerando que somente em 1932 algumas mulheres (casadas, viúvas ou solteiras com renda própria) puderam ter direito de participar das eleições, como eleitoras ou candidatas, verifica-se um substancial aumento de inclusão, analisando-se os índices atuais, onde elas representam mais da metade dos eleitores do país. Esse aclive se evidencia no destacado número de mulheres que hoje exercem importantes funções no setor público e em cargos de destaque de liderança. Nas eleições históricas de 2010, vimos, pela primeira vez, disputando o cargo de Presidente da República do Brasil duas mulheres, sendo que, em 31 de outubro de 2010, Dilma Roussef venceu as eleições presidenciais, tornando-se a primeira mulher a exercer a mais alta função do Poder Executivo nacional, o mais alto cargo político da Nação. Recentemente, nossa Presidente foi a primeira mulher a proferir o discurso da Assembleia Geral das Nações Unidas. Nas suas palavras: “Pela primeira vez, na história das Nações Unidas, uma voz feminina inaugura o debate geral. É a voz da democracia e da igualdade se ampliando nesta tribuna que tem o compromisso de ser a mais representativa do mundo.” – Lizete Andreis Sebben – Consulex – Ano XXX – edição 37 – 23/02/2012
Considerando o texto acima, explique como se dava a democracia na Grécia antiga, indicando semelhanças ou diferenças com a democracia moderna.
2) O Leviatã, metáfora criada por Thomas Hobbes no século 17 para dar forma ao poder do Estado, vem mostrando sua face em diferentes pontos do mundo. Para Hobbes, o Estado é necessário para impor limites ao natural egoísmo humano e tornar possível a vida em sociedade.
a) conforme a teoria de Hobbes a ausência do Estado e de sua força visível na lei levaria o homem a que situação?
b) considerando o poder supremo do Leviatã no