Sociologia - introdução à ciência da sociedade
“O homem, portanto, distingue-se das demais espécies existentes porque grande parte de seu comportamento não se desenvolve naturalmente em sua relação com o mundo, nem se transmite à sua descendência pelos genes. Ele é um animal que necessita de aprendizado para adquirir a maior parte de suas formas de comportamento.”
2) Faça um informe comparando os vários aspectos do processo de desenvolvimento dos seres humanos com os dos animais.
3) Qual o principal argumento usado para justificar a importância da linguagem e da comunicação para os seres humanos?
A necessidade da transmissão de conhecimento para o desenvolvimento da espécie.
4) O texto deixa claro que sem o desenvolvimento da ciência não teria sido possível chegar à sociologia. Enuncie as características que o texto atribui à ciência.
5) Como o texto analisa diferentes momentos da história da humanidade no que diz respeito ao desenvolvimento do conhecimento humano? Faça uma síntese localizando as principais etapas numa linha do tempo.
6) Dissemos neste capítulo que as características de cada espécie animal são transmitidas a seus descendentes por meio da bagagem genética. Procure exemplos em notícias publicadas em jornais e revistas que comprovem ou não essa hipótese.
Físicas sim (pode haver o caso de o animal nascer com alguma mutação), mas nem todos os animais são desta forma se tratando de comportamento. Há o fator cultural envolvido em determinadas espécies de animais. Como por exemplo, um grupo de chimpanzés, que aprende a usar gravetos para pegar cupins em cupinzeiros, o de outros chimpanzés, que usam pedras para quebrar cocos e nozes, em ambos os casos os chimpanzés aprendem a usar ferramentas que não sabiam utilizar. É a característica que estes grupos distintos tem e que são aprendidos por longos anos e muita observação dos membros