Violência psicológica em criança e adolescente
Gabriele Marques Maurer[2]
RESUMO
O presente artigo trata sobre um fato preocupante que é a violência psicológica em criança e adolescente. Nesse sentido, apresentam-se algumas situações que estão relacionadas a esse tema. Para isso é necessário que se busque soluções que diminuam esse tipo de violência. Nessa perspectiva, é imprescindível que a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo promova juntamente com as instituições escolares, profissionais como, por exemplo, os assistentes sociais e a sociedade uma parceria, a fim de superar esse tipo de violência ou pelo menos tentar minimizá-la.
PALAVRAS-CHAVE: violência psicológica – criança – adolescente.
ABSTRACT
Denne artikel handler om en bekymrende kendsgerning, at er psykisk vold i child and adolescent. Derfor nogle situationer, der er relateret til dette tema. Dette er det nødvendigt at søge løsninger, at afbøde denne type vold. I dette perspektiv er det vigtigt, at familien som et område af orientering, konstruktion af en enkeltperson identitet fremmer skole sammen med institutioner, fagfolk såsom socialarbejdere og samfund et partnerskab for at overvinde denne form for vold eller i det mindste forsøge at minimere det.
KEYWORDS: psykologiske – child – teenager.
INTRODUÇÃO
Existe uma realidade inegável e preocupante que diz respeito à violência psicológica em criança e adolescente. Na verdade, esse fenômeno não é novo, mas, com o passar do tempo, está assumindo grandes proporções, pois esse tipo de violência lidera a lista de violações aos direitos de crianças e adolescentes, segundo estudo que analisou relatos em todo o país sobre a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A violência psicológica em criança e adolescente pode ocorrer em qualquer classe social, religião, raça. Essa situação é preocupante e isso pode ser verificado no que afirma Freud acerca do tema