sociologia do trabalho
No filme os cidadãos de Flint, cidade a qual tinha sua economia girando em torno da grande empresa General Motors, tinham uma vida ‘confortável’ e ‘estável’ até o momento em que Roger Smith resolveu fechar a sede de sua empresa em Flint e em outras cidades dos EUA, para abrir filiais em outros países onde a mão de obra era mais barata. A partir daí a cidade que até então possuía um padrão de qualidade de vida bom, entrou em declínio. Muitas pessoas ficaram desempregadas, a economia da cidade piorou, muitos abandonaram a cidade, mas apesar disso uma pequena parcela da população pertencente à elite da cidade continuou rica e vivendo ‘bem’.
A produção é um fator muito importante neste ‘novo’ sistema informacional globalizado, visto que um dos maiores objetivos deste é alcançar uma maior produtividade, e a partir da produção são criados diversos empregos. No filme, a produção da General Motors em Flint tinha uma grande importância para a economia local e para a sociedade, visto que era responsável por grande parte dos empregos dos habitantes da cidade e pela relação de classes na cidade.
Já a experiência é outro fator importante e está diretamente relacionado à produção, visto que a experiência de uma empresa ou de trabalhadores em relação à produção é fundamental para a eficiência desta, além de caracterizar a sociedade. No filme, podemos ver que os habitantes de Flint possuíam experiência nos trabalhos na fábrica, muitos deles trabalharam a vida toda na fábrica e tiveram pais, avós que